Nesse post eu vou te contar cinco estratégias para bombar as suas vendas de Natal.
Como está o seu planejamento para as vendas de Natal? Você é daquelas confeiteiras super organizadas que já está com tudo pronto, fazendo a divulgação ou você é do time da galera que deixa tudo para última hora depois sai surtando para se organizar.
Se você quer aprender a se organizar basicamente você só precisa construir uma boa estratégia para aumentar suas vendas de Natal.
Pensando nisso vamos te mostrar 5 ações de Natal Criativas que você deve ter em seu planejamento.
1 – Definir o seu público-alvo
O que é esse termo de público-alvo, e que você precisa saber para quem você está vendendo e para quem você vai oferecer os seus produtos para que você saiba o que oferecer e quanto ele pode pagar pelo seu produto.
Como saber oferecer ao meu público ?
Buscando presentes para os amigos, para a família, criar um cardápio natalino que tenha varias opções, lembrando que no Curso de Panetones & chocotones você terá tudo bem explicadinho e em detalhes e varias receitas de sobremesas para ceia, ideias de presentes de doces de natal.
Se essas pessoas querem presentear alguém elas vão querer um chocotone, um panetone, uma caixa de brigadeiro biscoitos decorados.
2- Capriche nas fotos
Essa também é uma coisa que sinto que muita gente não dá a devida importância, na verdade é grande o número de perfis de confeitaria aí no Instagram que você entra e as fotos são terríveis.
Entenda que boas fotos são fundamentais para vender os seus doces e principalmente para atrair novos clientes.
Porque se a pessoa já conhece o seu produto já compra o mesmo e se ela ver uma foto feia bagunçada ai talvez ela não se importe porque ela já experimentou.
Agora uma pessoa que não te conhece que nunca provou seu doces ela por um acaso te encontra no Instagram ou recebe uma indicação e ela está buscando alguém que faça uma sobremesa para ceia de Natal aí ela entra no seu perfil as fotos estão horríveis escuras, bagunçadas e sem foco.
Vamos entender que não dá aquela vontade na pessoa de comprar né. Em primeiro lugar a gente come com os olhos as fotos tem que fazer as pessoas babarem, morrerem de vontade de comer aquele doce.
Então tem que caprichar nas fotos tem que tirar aí um tempinho para se dedicar a isso e trabalhoso mais vale a pena.
3- Ofereça degustação
Essa é uma forma poderosíssima de atrair os clientes e fechar encomendas. Você vai ter que fazer os produtos para testes e para fotografar, certo.
Então você pode muito bem aproveitar esses produtos para oferecer como degustação para clientes em potencial, óbvio que você não tem que dar um chocotone inteiro para alguém comer você pode cortar em pedaços e oferecer para algumas pessoas e não sair oferecendo um menu de degustação para qualquer pessoa que passar na rua, Claro que não.
Se você seguiu a primeira dica que eu dei você já definiu o seu público alvo, então você sabe quem são essas pessoas, onde você encontra elas.
O meu público-alvo são mulheres que moram aqui no meu bairro com idade x anos e frequentam tal lugar então é atrás dessas pessoas que você vai oferecer o seus serviços e você também pode e deve oferecer para pessoas conhecidas suas que você acha que têm uma probabilidade mais alta de comprar, e ofereça a sua degustação.
Para aquele seu amigo que reclama do preço de tudo e fica chorando desconto não né, porque essa pessoa não vai querer pagar por um produto e quando você for oferecer a degustação, você já fala para pessoa das opções do seu cardápio de natal.
Deixa o seu contato se a pessoa estiver procurando aquele produto a chance dela comprar com você é muito alta.
4 – Transforme os seus produtos em presentes
Quem trabalha com doces não trabalha com doces trabalha com sonhos e desejos das pessoas, principalmente agora no Natal
As pessoas estão procurando, duas coisas a primeira é um presente para família para os amigos e a segunda é uma sobremesa um doce para um momento especial somente uma lembrança ou uma confraternização com uma ceia de natal, um almoço de família, enfim, e você precisa focar muito nisso.
Então tem que caprichar no produto obviamente na apresentação, na embalagem, na entrega isso tem que ser mostrado para o cliente, então tire fotos, Tire foto da embalagem conte “historias” sobre os seus produtos ”essa daqui e uma “sobremesa ” de família receita da minha avó alguma coisa assim, tudo isso envolve o cliente e aumenta a vontade de comprar os seus produtos.
5 – Faça um cardápio específico
Para essa época do ano afinal de contas é uma época de festas Natalinas, então você precisa oferecer produtos que estejam à altura e é super importante ter em mente que nessa época as pessoas procuram dois tipos de opções.
- A de presente e opções de sobremesa para a ceia para as confraternizações.
- É fundamental que você foque em doces que atendam essas necessidades, é lógico que você pode aproveitar os itens do seu cardápio fixo do ano inteiro, mas você precisa sim colocar algumas coisas diferentes e realmente criar um cardápio bonitinho com cara de Natal.
- Se você vende brigadeiros por exemplo você pode fazer uma caixa de presente super linda com brigadeiros de vários sabores com confeitos diferentes
- E por ultimo criar uma Campanha de Comunicação.
Assim você ira focar toda a sua estratégia de Natal na comunicação dos produtos de Natal qiue voce produz.
Então além das fotos temáticas lindas que você fez você vai fazer um cardápio de Natal super caprichado, inclusive você pode usar o canva para montar o seu cardápio.
O Canva também cria posts temáticos de Natal para colocar no seu Instagram.
Demonstra todo o seu trabalho mostrando os bastidores, você testando os produtos, você criando as embalagens, porque isso além de mostrar todo o valor do seu produto o trabalho envolvido também tem uma coisa muito importante.
O final de ano é muito corrido para todo mundo, então é natural que as pessoas se percam nos compromissos nas questões de comprar presente de comprar sobremesa para a ceia é a pessoa deixa tudo para última hora quando ela vai ver
ja perdeu a sua data de encomenda.
E aí ela resolve ir no shopping e comprar um chocotone ou na Cacau Show ou no supermercado porque e mais fácil então você tem que estar constantemente lembrando as pessoas de que existe um cardápio de Natal que as encomendas já estão abertas que você só vai aceitar encomendas até tal data.
E sempre estar todo dia na divulgação para que você fique na cabeça das pessoas, têm a frase máxima de que quem não é visto não é lembrado para você estar sempre presente para despertar a vontade das pessoas e também para que ela se lembre de você.
Espero que as dicas aqui do artigo te ajudem a realizar suas vendas de natal, até a próxima.