Bolo de aniversário – a origem dos bolos

 

13532844 1203422149709972 7687367823605522024 n - Bolo de aniversário -  a origem dos bolos

Bolo de aniversário remete à festas e comemorações diversas. Quando nos deparamos com um bolo decorado, pensamos em momentos alegres para alguma data ou acontecimento especial. Para entender melhor sobre os bolos vamos contar sua historia.  Antigamente,os  povos antigos tinham o bolo e os doces como um alimento comum, no inicio  eram considerados em sua maioria como bolos e deveriam ser redondos, pois, como o próprio nome sugere, bolo vem de bola. Com o passar do tempo e a necessidade de fazer algo diferente, novos formatos foram aparecendo e introduzidos na Culinária.

Na época renascentista os bolos passaram a ser atração das festas, sendo o mais importante a decoração deles. Por volta de 1800, durante o reinado da rainha Vitória da Inglaterra, eram feitos bolos de  100 quilos e medindo quase  2 metros de altura.No casamento de Catarina de Médici com Henrique II, rei da França, o bolo foi o primeiro a ser confeccionado em camadas, andares, era uma técnica muito usada pela França.

A confeitaria deste período era mais comum dentro dos conventos e castelos, porque os ingredientes eram muito caros, e para fazer uma receita era necessário o trabalho de muitos empregados para cortar, sovar e peneirar o açúcar, lavar a manteiga, picar as frutas, controlar o fogo do forno entre outros detalhes.

Em 1609, surgiu a Pasta americana que era feita com amido de milho, açúcar e goma, deu-se o inicio da arte de confeitar bolos!!! surgiram ingredientes como o marzipã, glace real que era usado para o revestimento dos bolos. O Glace real   foi um dos responsáveis pelo costume dos noivos cortarem juntos a primeira fatia do bolo de casamento, pois o noivo deveria ajudar a noiva a cortar a dura cobertura de açúcar do bolo. Ainda hoje o glace real é muito utilizado pelos confeiteiros.

Como surgiu  os doces e bolos no Brasil

 

Com a colonização no Brasil a mistura dos povos e raças, influenciou nossa culinária tanto salgada como doce.Com a vinda da família real para o Brasil trouxe mais novidades, na nossa confeitaria, como técnicas, receitas, ingredientes que  passaram a fazer parte dela. Com o tempo surgiram os doces cristalizados as passas e os doces em massa, licores, pois tinham  diversas frutas como laranja, pêssego, bergamota, passando as compotas a fazer parte da mesa das famílias portuguesas  que aqui existiam, feitos em grandes tacho pelas cozinheiras e vendidos nas ruas.No inicio eram doces portugueses, como camafeus, bem casado, fios de ovos, fatias de braga, ninhos e pasteis Santa Clara, olho-de-sogra.

Como o bolo se tornou uma profissão

CAM00511 - Bolo de aniversário -  a origem dos bolos

Os Bolos decorados passaram também a fazer parte de nossa culinária e tornou-se atração principal nos jantares da realeza.Eram servidos bolo decorado com fondant  e glacê real e recheado com ganache, típicos de confeitaria francesa.No entanto, atualmente os bolos decorados e os doces, é presença marcante nos dias especiais geralmente no  sábado, domingo e feriados, ou em determinadas festas como Natal, pascoa, dia das mães, dos namorados, noivado, casamento, nascimento, batismo.

Com as inovações e renovações deu-se inicio  a comercialização domestica de bolos confeitados, surgindo a profissão de confeiteiros, que necessitava de   mão de obra especializada.

O sucesso de ser confeiteiro dependia de constante aprendizado que eram encontrados em   treinamentos presenciais, informações em  livros culinários. E com o crescimento da internet surgiu uma maior facilidade para aprender essa profissão que abre um leque de grandes oportunidades.

Dentre, elas como fazer o cursos de Bolos decorados online  que ensina  o iniciante a dar seus primeiros passos, como fazer Bolo na pratica como usar as formas e acessórios, aprender as decorações com  bicos,  aprender novas receitas, aprender a fazer o doces de brigadeiro.

Com essa facilidade de informação  muitas mulheres passaram a aprender  a confeccionar e decorar bolos não apenas os bolos destinados as comemorações em famílias mas as encomendas para casamentos, aniversários, batizados e outros eventos.

Porque o Bolo de aniversário é importante

Porque o  Bolo de aniversario, é simbólico, é lembrança, é comemoração,e  sempre será acompanhado de  velas acesas, em versos cantados ”  PARABÉNS A VOCÊ “e o corte ritual da primeira fatia,  sempre é oferecida para a  pessoa mais velha, a mãe, a avó. O mais importante é agradar o aniversariante em seu dia. O Bolo de aniversário, é o centro de todas as atenções,  jamais poderá  ser tocado antes da hora, do PARABÉNS A VOCÊ, Todos tem  somente olhos  para o bolo  e  sua lembrança permanecesse sempre em nossa mente. Que não é simplesmente um Bolo, maís um bolo que recebeu um recheio de trufas, de creme, que ganhou uma cobertura de chantilly, de pasta de leite, de pasta americana, de chocolate, de coco ralado, de suspiro, de brigadeiro, que ganhou uma forma de flores, de bola, de carro, com papel de arroz escrito parabéns a você, avião, barco, navio, bolsa e muitos outros formatos que remete a lembrança do aniversariante.

10322929 741060715946120 1872350819 n - Bolo de aniversário -  a origem dos bolos

 

IMG 20150529 120235 - Bolo de aniversário -  a origem dos bolos

Eni A.G.F.Borges

Eu sou Eni Borges confeiteira desde 2014. Decorar bolos é a minha paixão. Meu objetivo é aprender e ensinar o maior número de pessoas possível a conquistar um espaço na confeitaria.

Website: http://www.bolossabordosanjos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *