5 tipos de massas para bolos

Para quem esta pensando em aprender e ter o seu próprio negocio de confeitaria precisa entender as cinco principais tipos de massas  mais usadas nas festas, eventos, comemorações.. são elas: Pão de ló, Genoise, Red Velvet, amanteigada, chiffon. Irei explicar detalhadamente cada uma para você.

1 – Pão de Ló – Ela é uma base neutra que pode ser utilizada para bolos recheados com mousse, creme de confeiteiro, geleias , doce de leite, é preparada com ovos, açúcar e farinha, é leve e aerada. Precisa bater os ovos muito bem e utilizar uma baunilha de boa qualidade, o açúcar pode ser o cristal mas prefiro o refinado para a massa não ficar muito doce. Nesta massa a farinha deve ser bem peneirada e incorporada fora da batedeira, polvilhando aos poucos por cima do bolo e misturando com uma espatula ou fouet bem cuidadosamente para que não perca volume. A receita de pão de ló clássica leva 30g de açúcar e 30gr de farinha para cada ovo.E importante que o forno esteja pre aquecido a 180 graus.Uma Dica para testar se esta assado, coloque a palma da mão sobre a massa e esta deve fazer pressão contrario, estar bem sequinha por cima, sem grudar na mão. O pão de ló pode ser servido recheado ou usado como base para a montagem de tortas.

Torta de Borboletas

2 – Genoise – Essa massa é ideal para rocamboles, esse nome se deu por ter nascido na Gênova, na Itália, na Culinaria Francesa essa massa serve como base para sobremesas com Frasier e Buche de Noel.Ela também é feita com os mesmos ingredientes e proporções do pão de lo porém a manteiga é derretida e morna é acrescentada no final do preparo, na proporção de 10 gramas por ovo.

20171028 094213 - 5 tipos de massas para bolos

 

3 – Red Velvet ou veludo vermelho é um bolo com uma coloração vermelha ou marrom-avermelhada, é preparada em camadas, coberto com creme de baunilha, ou com cream cheese. O tom marrom-avermelhado é caracteristico da reação entre o elemento acido do bolo, o teitelho (bultermilk) é as antocianinas presentes no chocolate. Entretanto, o corante vermelho pode ser adicionado para intensificar a cor.Os ingredientes mais comuns são : leitelho, manteiga, farinha de trigo, cacau em pó, beterraba ou corante vermelho.

Torta Red Velvet

4 – Amanteigada – é um bolo bem estruturado, ideal para ser coberto com pasta americana, pasta de leite em pó, ou esculpidos. Sua estrutura permite acrescentar frutas e castanhas como no bolo Ingles, sem que as mesmas afundem. Ideal para cupcakes, mini bolos.

Bolo de Casamento

5 – Chifon  é muito utilizado para os naked cakes, pois é um bolo úmido e saboroso, pode ser coberto com pasta americana ou ganache. Basicamente seus ingredientes são ovos, açúcar e farinha, porém tema adição de oleo mantendo a sua  estrutura.

 

 

Eni A.G.F.Borges

Eu sou Eni Borges confeiteira desde 2014. Decorar bolos é a minha paixão. Meu objetivo é aprender e ensinar o maior número de pessoas possível a conquistar um espaço na confeitaria.

Website: http://www.bolossabordosanjos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *